SUCESSO#158 - page 6

6
Recado
N
ão é de hoje que a indústria damúsica envelopa gêneros e
artistas para torná-los mais palatáveis ou aproximá-los de
determinado tipodepúblico.O sertanejo trocouaviolapela
guitarra e os tambores daBahia ganharam o apoio de instrumentos
eletrificadosparacriarocarnavaldeSalvador, umadasmaiores festas
popularesdomundo.RoqueiroscomoLuluSantosePittycapricham
no visual moderno e astros daMPB há tempos deixaram o velho e
bom “banquinho e violão”.SóRobertoCarlosmantem-se omesmo
hádécadas–em termos sonoros,claro, jáqueele cuidado corpoeda
aparênciamais do que no passado, justamente para esbanjar “juven-
tude”e ampliar seu imensopúblico admirador.
O funk,tantoem suaversão cariocaquantonapaulista,rendeu-se
àsestratégiasdemarketingparaembalarmelhor suamúsica.Nocaso
doRio, onde tudo começou, diferentemente de anos atrás, quando
TatiQuebraBarraco,MCSerginho eLacraia,MCCréuouBonde
doTigrão– ícones de então–praticamente se apresentavam apenas
nossalõesdosmorrosenaperiferiadacapitalfluminense,hojeo funk
é cultura popular de primeira linha.Está presente nas emissoras de
TV,emcentenasdeprodutos licenciados,é referêncianoYouTube (é
ogêneroquemais tirouproveitodo canal de vídeos) e estána agen-
dade eventos e casas de shows denorte a sul dopaís.
Para isso, foi preciso “dourar a pílula”.Amenizar nas letras – ora
obcenas e vulgares ora fazendo apologia à violência e uso de drogas
–eproduzirosCDseDVDsde formamaisprofissional.Assim,ficou
bemmais fácil deixar o gueto.Hoje temos inúmeros representantes
dogênero,todos eles se reinventandoa cada trabalho.Naldo,Buche-
cha, Sapão, Koringa e outros enchem casas sofisticadas, integram
trilhas denovelas e viajam comgrandes equipes deprodução.
Masnenhumexemploé tão claronesteuniverso comoodeAnit-
ta.Graças ao escritórioK2L e àWarner,a cantora foi pensada como
produtodesde omomento em que surgiu.Empouquíssimo tempo,
deixoude ser a “poderosa”das comunidades para se tornar umadas
Funkreinventado
maiores estrelas pop do país.Anitta se cercou de profissionais que
moldaram seu perfil.Talentosa, incansável e carismática, a artista
mudou o jeito de se comunicar com a imprensa e com o público –
seja em entrevistas,shows ounas redes sociais,onde ela reina como
poucas –,refinou seufigurino epostura cênica, focounum repertó-
riomais família, capaz de cativar públicos de todas as idades, e viu
sua marca e seu nome ganharem expressão nacional.Melhor que
tudo: suas músicas tocam à exaustão e seu cachê,merecidamente,
está entre os mais altos do mercado. Um pouco deste fenômeno
produzido pelo talento artístico e ações de management estão na
páginas 16 e 17desta edição.
Também nesta edição entrevistamos Hugo Máximo, dono da
Máximo Produtora, empresa que administra a carreira de vários
funkeirospaulistanos,entreelesGuimê.Naentrevista,Hugoexpli-
ca como transformou a imagem e a proposta artística de Guimê,
quecomeçoucomo íconedo funkostentação (que falavademulhe-
res, carrões e dinheiro) e hoje, assim como Anitta, transita pelo
universo pop. Se apresenta em grandes eventos e baladas de endi-
nheirados, já foi capada revistaVeja e atualmente canta o temada
novela
Geração Brasil
, da Rede Globo. "Tivemos que contratar
profissionais de várias áreas para nos ajudar a diminuir o precon-
ceitoque omercado e amídia tem como funk”, contaMáximona
matéria nas páginas 52 e 53.
De fato, Anitta e Guimê, assim como outros representantes do
funk paulista e carioca, passaram a fazer escola.Hoje, aqueles que
estouramnos guetos sabemque precisarão se readaptar se quiserem
atingirmercadosmaiores.Enão apenas os iniciantes.ValescaPopo-
zuda,que antes abusavados palavrões edanças sensuais,viu sua car-
reira dar uma guinada pra cima com o lançamento (nas rádios e no
YouTube) da simpática
Beijinhono ombro.
GilmarLaurindoeTomGomes
Diretor Administrativo
toMGoMeS -
Diretor Editorial
GiLMarLaurindo -
Diretor deÁreaDigital
tHoMaZraFaeL -
Diretor Internacional
danieLeduardoGoMeS -
Repórteres / Redatores
HeLderMaLdonado -
GuStavoGodinHo -
tHiaGoMourato -
Colaboradores
renataaMBrÓSio -
Arte
taMiriSFerreira-
Administração
vaneSSaandrade -
AssistentesAdministrativos
FLaviaLiMa -
evairFeLiPeaLveS -
Publicidade
LeandrodeoLiveira
(SãoPaulo)
aLdaBaLtaZar
(Riode Janeiro)
vivianerodriGueS
(Brasil/Estados)
AssistentesdeVendas
nÚBiaMoreira -
ederLi SiLva -
DistribuiçãoeAssinaturas
WanderLeYoLiveira-
raFaeLBianCHi-
Web
nYCHoLaSYudi -
FiLiPi vieira -
Assessoria Jurídica
antonionorBertoLuCiano
Impressão -
interGraF
JornalistaResponsável
GiLMarLaurindo
ANO 19 • Nº 158 • JulhO/AgOStO 2014
SUceSSo!éumapublicaçãobimestralda
EDITORAESPETÁCULOLTDA• ISSN1415-5508
SãoPauLo
Rua JoãoÁlvaresSoares, 1660
CEP04609-004
Fone: (55-11) 3889-3300
(55-11) 3467-4333
(55-11) 2165-5155
riodeJaneiro
RuagildásioAmado, 55, Cj. 302
CEP22631-020
Fone: (55-21) 2495-9815
(55-21) 2495-9823
(55-21) 3486-5155
tiraGeMdeStaediÇão
15.000exemplares
1,2,3,4,5 7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,...64
Powered by FlippingBook