6
recado
www.portalsucesso.com.brOnOvOPOrtalSuceSSO
Diretor Administrativo
tOM GOMeS
[email protected]Diretor Editorial
GIlMar laurInDO
[email protected]Diretor Área Digital
tHOMaZ raFael
[email protected]Colaboradores
GuStavO GODInHO
Iule KaralKOvaS
valÉrIa SOareS
Arte
taMIrIS FerreIra -
[email protected]Administração
vaneSSa anDraDe -
[email protected]FlavIa lIMa -
[email protected]Publicidade
leanDrO De OlIveIra
(São Paulo)
[email protected]alDa BaltaZar
(Rio de Janeiro)
[email protected]vIvIane rODrIGueS
(Brasil/Estados)
[email protected]Assistentes de Vendas
nÚBIa MOreIra -
[email protected]Iara lIMa -
[email protected]Distribuição, Assinaturas e Pesquisa
WanDerleY OlIveIra
[email protected]Web
nYcHOlaS YuDI
[email protected]Impressão -
MeltInGcOlOr
Jornalista Responsável
GIlMar laurInDO
ANO 22 • Nº 175 • MAIO/JuNhO 2017
SUCESSO! é uma publicação bimestral da EDITORA ESPETÁCULO LTDA • ISSN 1415-5508
SãO PaulO
Rua João Álvares Soares, 1660
CEP 04609-004
Fone: (55-11) 3889-3300
(55-11) 2165-5155
rIO De JaneIrO
Rua Gildásio Amado, 55, Cj. 302
CEP 22631-020
Fone: (55-21) 99504-7024
(55-21) 3486-5155
H
á três anos e meio, utilizamos este espaço para falar da
inauguração daquele que se tornaria um dos principais
produtos da Editora Espetáculo: o
Portal Sucesso
. Versão
atualizada e online da revista que há 21 anos retrata os acontecimentos
e novidades do mercado da música, o
www.portalsucesso.com.brlogo virou referência entre os profissionais do mercado do
entretenimento e passou a ser ferramenta indispensável a radialistas
e jornalistas, por conta da variedade de notícias que apresenta, com
diversas publicações diárias, de artistas nacionais e internacionais de
diferentes gêneros. É recorrente ouvir de veículos de comunicação
que determinada matéria foi produzida a partir de uma notícia
publicada no
Portal Sucesso
.
Com o passar do tempo, o número de acessos cresceu considera-
velmente.Hoje são cerca de 500 mil visitantes únicos por mês,quan-
tidade expressiva por se tratar de um veículo que atua no sistema
B2B, cuja comunicação prioriza os agentes do mercado e não o pú-
blico final. Entretanto, ainda que focados na comunicação dirigida,
conseguimos desenvolver um veículo que não atua de forma “enges-
sada”. Nossas pesquisas mostram que ao menos 40% das visitas ao
portal são feitas pelo público final, interessado em conhecer as no-
vidades e opiniões de seus ídolos. Sem "rasgação de seda", fofocas
ou críticas infundadas – como é nossa conduta desde o início.
Assim como o portal em si, nossas redes sociais, criadas nos últi-
mos dois anos, também ganharam uma massa de seguidores. Deta-
lhe: o crescimento se dá de forma orgânica, sem qualquer investi-
mento em ativação de público e com altos índices de engajamento
(considerando alguns posts). Hoje, os likes na página do Facebook
de
SUCESSO!
estão próximos a 300 mil. Os números no Twitter,
YouTube e Instagram também crescem rapidamente, embora sejam
mais modestos em comparação ao Facebook, pelo fato da adesão a
essas plataformas ser mais recente.
Com o objetivo de deixá-lo mais dinâmico ainda, mais rápido em
termos de acessibilidade e com visual muito mais atraente, estamos
colocando no ar uma nova versão do
www.portalsucesso.com.br .Assim, a partir de agora quem acessa nosso canal de comunicação
para se informar sobre as novidades do mundo da música encontra
mais funcionalidades e muito mais informações. E os clientes que
apostam nesta mídia como forma de promover seus produtos, shows
ou serviços ganharam novos espaços (banners) e a possibilidade de
alcançar um número cada vez maior de pessoas. Isso porque estamos
fechando parcerias com outros veículos, para reprodução de nosso
conteúdo. Além disso, as mudanças propiciarão um melhor posicio-
namento do
www.portalsucesso.com.brnos sites de buscas.
Portanto, desfrutem do novo
www.portalsucesso.com.br .Ele é
feito pra você. Com esforço, profissionalismo e muito carinho.
Muitos assuntos importantes estão nesta edição de
SUCESSO!
.
Em especial, destacamos dois deles: a entrevista comTatiana Canti-
nho que, após 17 anos trabalhando na indústria (sempre na área de
Marketing), acaba de assumir a gerência de A&R da Som Livre,
passando a responder por todo o cast popular da companhia. Esta é
a primeira vez que uma mulher assume a gerência Artística de uma
grande gravadora no Brasil. "Mulher tem, sim, ouvido pra música.
Pode, sim, varar a noite num estúdio", diz ela na entrevista (páginas
32 e 33). Outro destaque é a matéria que aborda as novidades recen-
tes ocorridas na União Brasileira de Compositores (UBC), principal
sociedade de autores do país. A UBC elegeu sua nova diretoria (ago-
ra, o presidente passa a ser o compositor Paulo Sergio Valle), inaugu-
rou nova sede no centro revitalizado do Rio, renovou a comunicação
visual e criou o slogan "Por quem faz a música". Na matéria (come-
ça na página 28), o CEOMarcelo Castello Branco fala das conquis-
tas e das lutas da UBC e avalia que, graças ao crescimento das plata-
formas de streaming, o mercado brasileiro deverá voltar em breve a
ser um dos cinco maiores do mundo.
Gilmar Laurindo e TomGomes