6
recado
www.portalsucesso.com.bruem já passou pela área da Broadway, em Nova York, de-
parou-se comdezenas de lojas vendendo produtos referen-
tes a espetáculos famosos encenados naquele pedaço da
Ilha de Manhattan – muitos deles há anos fora de cartaz. Pois bem,
em alguns países como EUA, Inglaterra e Japão, há décadas a in-
dústria da música juntou-se a outros setores do entretenimento
para exploração de marcas através de produtos, atendendo assim a
fãs apaixonados. Fãs, aliás, que ao consumir passam a ser promoto-
res e divulgadores ambulantes da imagem estampada nos produtos
que eles usam ou carregam.No Brasil, cuja música, pelas inovações
constantes e misturas de gêneros, é classificada como uma das mais
ricas do mundo,essa possibilidade de ganho para artistas só chegou
há cinco anos. Por iniciativa do sócio Bruno de Marchi, a bandUP!,
sediada no interior de São Paulo, desenvolveu um projeto para a
então popular banda teen Restart. Os resultados de vendas foram
um sucesso, o que fez com que a empresa fosse procurada por ou-
tros artistas e outros segmentos do entretenimento. Hoje, a ban-
dUP! administra mais de 60 lojas, de artistas nacionais como Luan
Santana, Ivete Sangalo e Thiaguinho, além de marcas mundial-
mente famosas como Beatles, Madonna e Kiss – só pra ficar no
universo da música. "Nosso desafio diário é criar produtos que car-
reguem um sentimento que aproxime o fã do seu ídolo", diz Bruno
em entrevista publicada nas páginas 36 e 37 desta edição.
Outro tema relacionado à promoção e comercialização de marcas
artísticas pode ser conferido na página 12. Aborda o site recém-lan-
çado pelo cantor Daniel com foco específico no mercado de patrocí-
nios, shows corporativos e área publicitária. Na matéria,Daniel reve-
la que produziu o site após tomar ciência de uma pesquisa realizada
pelo Instituto Ilume indicando que seu nome recebeu 93% de men-
ções positivas entre as grandes empresas com sede no Brasil."Sempre
procurei conduzir minha carreira com verdade, honestidade e humil-
dade", diz o "bom moço" Daniel. "E creio que algumas empresas
buscam personalidades com esse perfil a fim de dar maior credibili-
dade a seus produtos e serviços".Atualmente,ele tem vários parceiros
patrocinadores, estrela campanhas na TV e mídia impressa e faz cer-
AmúsicAeAsmArcAs
ca de 30 shows por ano só para o mercado empresarial.
Falando em ídolos, nosso artista maior, o Rei Roberto Carlos,
ganhará neste ano mais um importante reconhecimento profissio-
nal. Roberto foi eleito pelo Board of Trustees do Latin GRAMMY
a Personalidade do Ano, por sua longeva e vencedora carreira artís-
tica, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. A homena-
gem acontecerá em Las Vegas, dia 18 de novembro, através de um
show tributo com a participação de vários artistas, do Brasil e exte-
rior, interpretando sucessos do Rei. Tal reconhecimento, em anos
anteriores, já foi conferido a artistas como Julio Iglesias, Carlos
Santana, Juan Manuel Serrat, Shakira e Caetano Veloso. Matéria a
respeito, inclusive com depoimento de Gabriel Abaroa, presidente
do Latin GRAMMY, está nas páginas 8 e 9.
O gênero sertanejo, ainda ocupando a faixa de 70% do mercado
brasileiro em termos de shows e execução em rádio, também apare-
ce com importância nesta edição de
SUCESSO!
. Abordamos o
novo projeto de Victor & Léo,
Irmãos
, cuja concepção e produção
contou desta vez com maior envolvimento de Léo, o que deixou o
álbum com influências de rock alternativo e MPB.Mudanças sono-
ras também são citadas na matéria com Jorge &Mateus (páginas 10
e 11), em fase de divulgação do álbum
Os anjos cantam
. De acordo
com a dupla, desta vez a ideia foi introduzir novas sonoridades no
trabalho, às vezes até de forma radical. Em alguns momentos da
audição, pensa-se estar diante de um disco de rock progressivo, con-
siderando o timbre das guitarras. Exemplo dessa tendência do ser-
tanejo moderno de flertar e se misturar com outros gêneros pode ser
conferido nas páginas 20 e 21 desta edição. Michel Teló cita dez
discos que ele aprecia ouvir e que influenciaram sua carreira. Tem
Chitãozinho & Xororó, Chrystian & Ralf e Grupo Tradição, mas
para surpresa de alguns na lista aparecem também Coldplay,Thalles
Roberto e John Mayer. Ou seja, o sertanejo vive em constantes
transformações. Isso explica o fato de manter-se há duas décadas no
topo do mercado da música em nosso país.
Gilmar Laurindo eTomGomes
Diretor Administrativo
TOm GOmes -
[email protected]Diretor Editorial
GiLmAr LAUriNDO -
[email protected]Diretor de Área Digital
THOmAZ rAFAeL -
[email protected]Repórteres / Redatores
GUsTAVO GODiNHO -
[email protected]THiAGO mOUrATO -
[email protected]Colaboradores
iULe KArALKOVAs -
[email protected]Arte
TAmiris FerreirA -
[email protected]Administração
VANessA ANDrADe -
[email protected]FLAViA LimA -
[email protected]Assistentes Administrativos
eVAir FeLiPe ALVes -
[email protected]ANDrÉ LUiZ BrANcO-
[email protected]Jornalista Responsável
GiLmAr LAUriNDO
Publicidade
LeANDrO De OLiVeirA
(São Paulo)
[email protected]ALDA BALTAZAr
(Rio de Janeiro)
[email protected]ViViANe rODriGUes
(Brasil/Estados)
[email protected]Assistentes de Vendas
NúBiA mOreirA -
[email protected]eDerLi siLVA -
[email protected]iArA LimA -
[email protected]Distribuição, Assinaturas e Pesquisa
WANDerLeY OLiVeirA -
[email protected]FABiANA cATANHeDe -
[email protected]Web
NYcHOLAs YUDi -
[email protected]DANiLO YAmADA -
[email protected]Assessoria Jurídica
ANTONiO NOrBerTO LUciANO
[email protected]Impressão -
iNTerGrAF
SUCESSO! é uma publicação bimestral da EDITORA ESPETÁCULO LTDA • ISSN 1415-5508
sãO PAULO
Rua João Álvares Soares, 1660
CEP 04609-004
Fone: (55-11) 3889-3300
(55-11) 2165-5155
(55-11) 3467-4333
riO De JANeirO
Rua Gildásio Amado, 55, Cj. 302
CEP 22631-020
Fone: (55-21) 3486-5155
(55-21) 2495-9815
(55-21) 2495-9823
TirAGem DesTA eDiÇãO
15.000 exemplares
ANO 20 • Nº 164 • JulhO/AGOStO 2015