6
recado
www.portalsucesso.com.brA
saída iminente de Dilma Rousseff do Palácio do Planalto
sem dúvida representará uma injeção de ânimo na economia
do país e, claro, renovará as esperanças dos brasileiros – de
todas as classes sociais. Mesmo aqueles que tem restrições ao modo
como vem se desenvolvendo o processo de impeachment haverão de
reconhecer que o país, há mais de um ano, está totalmente paralisado,
com seus mandatários envolvidos em acusações e denúncias. Sabem
eles, certamente, que para nosso país não perder as conquistas recen-
tes e os avanços observados na economia, a troca de comando se faz
mais que necessária neste momento.
Todos os setores sofrem. E enganam-se aqueles que acham que,
como na Roma Antiga, o povo brasileiro mantém-se alheio a tudo,
satisfeito com a política do pão e circo. Se os setores mais importan-
tes da economia encolheram drasticamente, se o desemprego já pas-
sa de dois dígitos, se a inflação fez o pão virar migalha, por que o
"circo" haveria de passar ao largo desse panorama? Definitivamente,
o dinheiro para o entretenimento escasseou, seja nos patrocínios,
subsídios e apoios, seja na carteira do consumidor final.
Nas últimas edições de
SUCESSO!
, realizamos uma espécie de
enquete com nossos entrevistados do setor de shows – artistas, ma-
nagers e realizadores de eventos – questionando-os sobre a influ-
ência do mau momento da economia nas atividades do mercado.
Analisando as respostas, concluimos que o mercado, nos últimos 12
meses, realmente encolheu em comparação a anos anteriores. E não
se trata de um ou outro segmento da música. Da MPB ao samba,
do funk ao sertanejo, do forró ao eletrônico, percebe-se claramente
redução na quantidade de eventos e, segundo os entrevistados, de
público presente nos mesmos.
Com o novo governo e o reaquecimento da economia – ainda
que de forma gradativa – acreditamos que a população voltará a sor-
rir e a consumir entretenimento. É natural imaginar que neste cená-
rio a arrecadação das prefeituras voltará a crescer e desta forma os
municípios que suspenderam eventos ou reduziram o número de
atrações artísticas por falta de verbas retomarão o investimento com
AgorAvAi!
Diretor Administrativo
ToM goMES -
[email protected]Diretor Editorial
giLMAr LAUriNDo -
[email protected]Diretor Área Digital
THoMAZ rAFAEL -
[email protected]Colaboradores
gUSTAvo goDiNHo
iULE KArALKovAS
LETÍCiA SArAivA
THiAgo MoUrATo
Arte
TAMiriS FErrEirA -
[email protected]Administração
vANESSA ANDrADE -
[email protected]FLAviA LiMA -
[email protected]Assistentes Administrativos
EvAir FELiPE ALvES -
[email protected]ANDrÉ LUiZ BrANCo -
[email protected]Publicidade
LEANDro DE oLivEirA
(São Paulo)
[email protected]ALDA BALTAZAr
(Rio de Janeiro)
[email protected]viviANE roDrigUES
(Brasil/Estados)
[email protected]Assistentes de Vendas
NÚBiA MorEirA -
[email protected]EDErLi SiLvA -
[email protected]iArA LiMA -
[email protected]Distribuição, Assinaturas e Pesquisa
WANDErLEY oLivEirA -
[email protected]FABiANA CATANHEDE -
[email protected]Web
NYCHoLAS YUDi -
[email protected]Impressão -
iNTErgrAF
Jornalista Responsável
giLMAr LAUriNDo
ANO 21 • Nº 169 • MAIO /JuNhO 2016
SUCESSO! é uma publicação bimestral da EDITORA ESPETÁCULO LTDA • ISSN 1415-5508
São PAULo
Rua João Álvares Soares, 1660
CEP 04609-004
Fone: (55-11) 3889-3300
(55-11) 2165-5155
(55-11) 3467-4333
rio DE JANEiro
Rua Gildásio Amado, 55, Cj. 302
CEP 22631-020
Fone: (55-21) 3486-5155
(55-21) 2495-9815
(55-21) 2495-9823
TirAgEM DESTA EDiÇão
15.000 exemplares
entretenimento. Sim, tradicionalmente os municípios no Brasil sub-
sidiam festas como forma de oferecer lazer barato ou gratuito à po-
pulação. E isso não é crime, é contrapartida social.
Igualmente, com a roda da economia voltando a girar, empresas
aumentarão suas receitas e retomarão o ritmo de outrora no que se
refere a patrocínios de turnês/eventos e realização de eventos corpo-
rativos. Oxalá isso realmente aconteça. Estamos torcendo por isso!
Sempre atentos às novidades tecnológicas, estamos a partir desta
edição oferecendo aos clientes a possibilidade de promover seus ar-
tistas e produtos através da chamada
REALIDADE AUMENTA-
DA
. Basicamente, trata-se de uma técnica utilizada para unir o mun-
do real ao virtual, no caso, através da utilização de smartphones/
tablets (que operem com os sistemas iOS ou Android).Desta manei-
ra,desde que o usuário baixe o aplicativo Zappar,estará apto a acessar
as informações contidas na
REALIDADEAUMENTADA
– mais
ou menos como acontece com os QR Codes, que linkam anúncios e
embalagens a sites de empresas. Nesta edição, você pode checar
exemplos de possibilidades desta nova tecnologia na capa ( João Car-
reiro &Capataz) e na sobrecapa (anúncio de Bruno Lacene).Através
da
REALIDADEAUMENTADA
captada a partir do código Za-
ppar impresso no anúncio da revista, o cliente pode disponibilizar
vídeos, músicas, fotos, riders, setlists de shows, depoimentos etc.
Em meio a esta importante novidade incorporada às mídias da
Editora Espetáculo, lembramos que nosso
Portal Sucesso
mantem-
-se com ótima audiência, na faixa de 600 mil visitas/mês, e que nos-
sa página no Facebook superou em abril a marca de 200 mil segui-
dores, com engajamento de 16%. Pra fechar essa fase de novidades
tecnológicas, informamos que a partir de junho entrará em operação
o novo app do
Guia Show Business,
para facilitar ainda mais o re-
lacionamento entre empresários e contratantes de shows.
Gilmar Laurindo e TomGomes