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www.portalsucesso.com.brshow business
P
OR
G
ILMAR
L
AURINDO
N
ão é de hoje que o funk, graças
principalmente aos representan-
tes das vertentes melody e pop,
ocupa com folga o segundo lugar no mer-
cado brasileiro de shows, atrás apenas do
sertanejo. Até as casas abertas para abrigar
apenas os ritmos rurais renderam-se ao
funk, reservando ao menos um dia da se-
mana para atrações do gênero nascido
nos morros cariocas e periferia da
capital paulista. Quem garante
isso é um especialista em funk,
o mineiro GeraldoMoura Ro-
cha, o Ladim, da Ladim Pro-
duções, empresa responsá-
vel, entre outras, pelas
atrações funkeiras que se
apresentam na badalada
casa sertaneja Wood’s,
de Belo Horizonte.
Aos 38 anos, o ex-ra-
dialista e ex-DJ trabalha com o segmento há 12 anos, desde os
tempos em que o funk era marginalizado. “No começo, havia
muito preconceito por parte dos contratantes e também exagero
do lado dos artistas – nas letras das músicas, que incluíam pala-
vrões e apologia a armas e drogas”, lembra Ladim.
Mas os primeiros contatos dele com o show business se dariam
três anos antes. Ladim apresentava um programa sobre forró pé-
-de-serra (gênero em alta na época) na rádio Alternativa FM
(BH) e começou a se envolver na produção de eventos organiza-
dos pela emissora. “Trabalhávamos somente com bandas de for-
ró, mas depois eu passei a fazer outras produções, envolvendo
artistas de vários gêneros, até chegar aos funkeiros”.
Ladim guarda lembranças pouco agradáveis do primeiro show
de funk que produziu. “Deu tudo errado. Eu fechei o
estacionamento de um shopping para um show do
MC Colibri, então estourado. Três mil pessoas foram
pra lá.Acontece que choveu e a energia caiu.Eu,inex-
periente, não havia contratado gerador. Resultado: O
show foi interrompido na metade e o público,irritado,
começou a saquear os bares montados. Tomei prejuízo e pensei
em desistir”, explica. Depois dos funkeiros daquela época – além
de Colibri, MC Frank e Menor da Chapa –, o escritório de La-
dim passou a comercializar e a produzir shows com os represen-
tantes do gênero que até hoje destacam-se no cenário – como
Buchecha, Marlboro, Marcinho, Valesca Popozuda e Koringa.
“Estes são os nomes com quem eu mais trabalho”, a¥rma. “Até
alguns anos atrás, eu atendia apenas o estado de Minas. Mas
graças à divulgação do escritório, passei a vender shows também
MUITO
FUNK
!
ESPECIALIZADANA VENDADEATRAÇÕESDOGÊNERO, A
LADIMPRODUÇÕES
,
DEBELOHORIZONTE, ATENDECLIENTESNOBRASILENOEXTERIOR
DIVULGAÇÃO
em cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro,
Espírito Santo e Goiás”, acrescenta.
Ao todo, são 15 atrações negociadas, em média, mensalmente.
“Trabalho com casas de espetáculo e prefeituras,mas tenho foca-
do mais ultimamente no mercado de formaturas, casamentos,
festas de aniversário e eventos de empresas. O funk cresceu mui-
to, artisticamente falando. As produções ganharam arranjos pop,
dançantes, e as letras falam de amor e de alegria. Quem não quer
festejar ouvindo esse tipo de som?”,pergunta ele,justi¥cando ain-
da entre os pontos positivos para a contratação de shows de funk
os cachês competitivos e os custos de produção e logística mais
baixos em relação a outros gêneros populares. “O funkeiro tem
ainda a vantagem de conseguir fazer até três apresentações na
mesma noite, em espaços diferentes”, a¥rma Ladim.
Essas facilidades ¥zeram com que o pro¥ssional passasse a ne-
gociar também com clientes do exterior. Ele já levou Marlboro
para três tours nos Estados Unidos,país onde também esteve com
Mulher Melancia. “Estou fechando mais alguns shows para os
dois para o verão americano deste ano”, a¥rma Ladim, que tam-
bém levou o funk brasileiro para a Europa – esteve comMC Biju
em shows em Portugal, Espanha e França.
Aproveitando seu relacionamento no mercado, o empresário
decidiu apostar no talento da jovem Faby, representante do funk
melody, lançando-a com exclusividade. A cantora é intérprete
de hits como
Desa o do in nito
,
Tibum
e
Treme treme
, faixa in-
cluída na coletânea
Raggafunk
, produzida por Marlboro, a ser
lançada pela Som Livre.
OEMPRESÁRIOLADIM
"ATÉASCASASSERTANEJASSE
RENDERAMAOFUNKETAMBÉM
APRESENTAMSHOWSDOGÊNERO"
FABYEKORINGA
ELAESTÁSENDOLANÇADAPORLADIM; ELEÉUM
DOSNOMESMAISVENDIDOSPELOESCRITÓRIO
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