Background Image
Previous Page  54 / 64 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 54 / 64 Next Page
Page Background

54

www.portalsucesso.com.br

mercado

P

or

G

ilamr

l

aurindo

A

o longo do ano, as listas de CDs e DVDs mais vendidos

divulgadas semanalmente pela Associação Brasileira

dos Produtores Discográficos (ABPD) invariavelmen-

te trazem ao menos quatro títulos da Som Livre no Top 10. Há

períodos em que a companhia domina totalmente esse ranking.

Na última semana de setembro, por exemplo, tinha sete títulos

no Top 10 (

O buteco do Gusttavo Lima

,

Cristiano Araújo In the

cities ao vivo

,

Luan Santana acústico

,

Galinha Pintadinha 4

,

Fes-

teja 2015

,

Henrique & Juliano Ao vivo em Brasília

e

Fagner & Zé

Ramalho ao vivo

. Obviamente, essa liderança no físico estende-

-se ao mercado digital.

Um dos responsáveis por esta performance elogiável da empre-

sa éMarcelo Soares.Na companhia desde 2007,ele dirigiu a Som

Livre Edições Musicais e o segmento de Novos Negócios (quan-

do implementou a criação da Som Livre Ao Vivo, braço da em-

presa na área de shows) antes de assumir, em 2011, a direção

geral da discográfica. Na entrevista a seguir, Marcelo fala de seu

trabalho, do ótimo momento do mercado digital e dos produtos

nos quais a Som Livre apostará neste final de ano.

EMBOAS

MÃOS

DIRETORGERALDA

SOMLIVRE

,

MARCELOSOARES

FALASOBREOSNEGÓCIOS

DAEMPRESA, QUEDEVEENCERRAROANOEMPRIMEIROLUGAREMVENDAS

» SUCESSO! - Que mudanças você empreendeu nesses qua-

tro anos à frente da companhia?

Marcelo Soares -

Sem dúvida o mais determinante foi a transição de

uma empresa que tinha mais de 90% dos seus resultados vindos de

venda física para uma operação mais diversificada, com cinco grandes

linhas de negócios. Isso exigiu uma razoável mudança de cultura in-

terna e dos próprios relacionamentos com parceiros e artistas.

» Como funciona uma dessas linhas de negócios, a SomLivre

Ao Vivo? Vocês ficam com datas de artistas para comerciali-

zar em troca de investimentos emmarketing?

Temos vários tipos de negociações, de acordo com cada artista e cada

contrato. Nossa visão é a de ter uma parceria completa com nossos

artistas, de forma que o crescimento do artista seja bom para todos,

independente da área onde ele cresça mais – seja shows, rádio, TV ou

venda de discos. Em shows, nossa participação é mínima dentro da

agenda dos artistas. Na maioria dos casos escalamos os contratados

para os nossos festivais. Nos últimos dois anos o Festeja teve um

crescimento muito grande e beneficiou todos os envolvidos. É o tipo

de parceria positiva que temos sempre procurado fazer.

» Você chegou a dizer numa ocasião que quando o streaming

se popularizasse por aqui, o CD se tornaria peça de colecio-

nador. Considerando o crescimento das plataformas de stre-

aming, acha que estamos próximos do que previu?

A cada dia mais próximos, sem dúvida. O CD ainda tem alguns

bons anos de vida mas não é absurdo imaginar que depois desses anos

a venda de CDs seja compatível com a de vinis, e os dois sejam pro-

dutos de especialidade, seja para uma experiência mais sofisticada de

audição ou para coleção. De qualquer forma, para chegarmos nisso

ainda precisamos de muita evolução na cobertura de banda larga.

» A propósito, como explicar o crescimento das vendas de vi-

nis em todo mundo?

A venda de vinis é direcionada a umpúblico que, como disse antes, quer

viver uma experiência diferente com música, de mais envolvimento

com um material físico para manipular, com o ritual de ouvir um

disco com calma e atenção. Muito disso é pelo que o vinil, curiosamen-

te, tem hoje de novidade.Muitas pessoas compram vinis que raramen-

te ouvem mas acredito que ainda existe um bom campo de crescimento

para esse mercado. Consigo imaginar pais de 30, 40 anos querendo

ensinar aos filhos como ouvir um vinil e, quem sabe, as crianças enten-

dendo que é mais divertido ouvir daquela maneira do que simples-

mente apertar um botão - até que a idade traga a preguiça, a falta de

tempo e elas descubram o maravilhoso mundo do controle remoto.

» Além da excepcional força das trilhas de novelas, você con-

corda que a SomLivre cresceu nos últimos anos quando pas-

sou a lançar vários produtos sertanejos e, num segundo mo-

MARCELOSOARES

"ACHOQUEEM

2016 TEREMOS

CRESCIMENTOE

UMANOBOM,

APESARDETODA

ACONJUNTURA"

DIVULGAÇÃO