38
www.portalsucesso.com.brcover
P
or
T
homaz
r
afael
I
nformar que o grupo All You Need Is Love estreou em abril
um show especial chega a ser uma injustiça. Embora o pró-
prio release oficial traga essa informação sobre o espetáculo
Beatles na favela
, quem conhece o trabalho dessa banda beatle
brasileira sabe que a preocupação com detalhes e a competência
musical do quarteto tornam especial cada uma de suas apresen-
tações. Arranjos originais e vocais muito semelhantes na inter-
pretação dos maiores hits do Fab Four somados a figurinos e
trejeitos idênticos, instrumentos vintage e até aos diálogos em
inglês no palco tem proporcionado a milhares de espectadores
em todo o Brasil (e também no exterior) a sensação quase real
de estar diante de John, Paul,George e Ringo. Porém, após anos
de turnê com os shows dos DVDs
All You Need Is Love
(2010)
e
Ao vivo na Inglaterra
(2013), era chegada a hora de criar algo
ainda mais impactante.
"Queríamos surpreender de novo o público, mas não apenas
em detalhes com roupas, instrumentos e cenários. Decidimos
então colocar outros elementos artísticos no palco e agregar a essa
mudança algum trabalho social fora dele", explica Carlos Branco,
empresário do grupo e diretor geral do novo espetáculo. Uma
Projetos
ambiciosos
allyouneed islove
montamegashowcomaparticipaçãodeartistas
doafroreggaeeseráatraçãoemexposiçãosobreosbeatlesemsp
divulgação
parceria firmada com o grupo cultural AfroReggae possibilitou
que os dois objetivos fossem atingidos na nova turnê.
Dançarinos, artistas do Afro Circo e a orquestra AfroReggae
se juntaram então ao quarteto beatle, sendo todos dirigidos pela
Vortice Dance, companhia portuguesa com experiência em
musicais dos mais variados tipos. Dois de seus melhores profis-
sionais, Rafael Carrizo e Claudia Martins, ficaram três meses
no Brasil ensaiando com a equipe.
O resultado encantará os mais exigentes beatlemaníacos, se-
gundo RodrigoTedesco, sócio de Branco na Let it Be Entertain-
ment,empresa responsável pela carreira do All You Need Is Love.
"Não quero que essa matéria tenha 'spoilers' (risos), pois o mais
legal do show são as surpresas,mas dá pra adiantar que o musical
conta com muita tecnologia, projeção em 3D em diversas partes
do palco, mais de uma tonelada em equipamentos e 14 trocas de
roupa. São 34 artistas em cena e mais de 50 profissionais envol-
vidos", revela, entusiasmado.Toda essa estrutura foi possível gra-
ças ao patrocínio de marcas fortes como Ambev, Laboratório
Buenos Aires e Itaú, via Lei Rouanet.
A presença de artistas circenses num espetáculo Beatle pode
logo nos remeter ao aclamado
Love
, show produzido
pelo Cirque du Soleil, em Las Vegas. Segundo os
sócios, não dá pra fazer comparações entre os dois
musicais. "A proposta de
Beatles na favela
é dife-
rente. Não queríamos um espetáculo de circo com
músicas dos Beatles, mas sim um show da ban-
da com surpresas e um forte apelo social",
explica Branco. "O musical passará por 30
cidades. Será uma experiência inédita para
muitos jovens do AfroReggae, que jamais
haviam saído em turnê nacional.Além dis-
so, faremos três apresentações gratuitas nas
comunidades cariocas do Canta Galo, Ro-
cinha e Vigário Geral.E em todas as cidades
da turnê haverá oficinas de música e pales-
tras do AfroRegae e da própria banda, com
uma breve introdução à história dos Beatles",
completa Rodrigo.
A "palestra beatle" será conduzida por San-
dro Peretto, o "John Lennon" e único integran-
te da formação original do AYNIL. Os outros
integrantes são Felipe Malagutti (Paul), Fábio
Carrara (Ringo),Henrique Cesarine (George) e
o maestro Mario Lucio Marques (George Mar-
tin, considerado o quinto Beatle).
Em paralelo ao
Beatles na favela
, o grupo tam-
bém estreou recentemente uma nova versão de
seu show "apenas" musical. A apresentação traz
39
www.portalsucesso.com.brfigurinos diferentes e uma novidade no repertório, que também
pode ser conferida nos shows com o AfroReggae: a presença de
sucessos da carreira-solo dos Beatles. Destaque para
My sweet
lord
,
Imagine
e
Live or it die
.
Outra mudança em 2016 é que a tradicional empresa carioca
Master Show, de Eliezer Lemos, passou a comercializar os shows
da banda, em parceria com a Let it Be.
› The BeaTles exPerience
O novo musical não é a única investida dos empresários do All
You Need Is Love neste ano. No dia 20 de agosto, estreará no
Shopping Eldorado, em São Paulo, o eventoThe Beatles Expe-
rience, provavelmente a maior e mais complexa exposição sobre
os Beatles já realizada no planeta.
O projeto era um sonho antigo de Branco, mas começou a
tomar forma após as apresentações do All You Need no Rock
in Rio 2013. "Ali tivemos a chance de conhecer representantes
do governo inglês ligados ao turismo. O que possibilitou que
apresentássemos a ideia para a prefeitura de Liverpool e a inú-
meras empresas ligadas de alguma maneira aos Beatles. Con-
seguimos parcerias importantes com a Agrekko, uma das
maiores empresas de geradores do planeta, sediada em Liver-
pool, e a Getty Images, que nos fornecerá centenas de fotos e
videos do grupo", conta o empresário. Orçada em mais de 10
milhões de reais, a exposição já conta com patrocínios da Cul-
tura Inglesa e Smiles.
Os visitantes do evento terão a chance de reviver, em ordem
cronológica, os momentos mais marcantes da história do quar-
teto inglês. "Desde o 'nascimento' dos Beatles, quando John e
Paul se conheceram numa igreja em Liverpool, passando pela
'invasão aos Estados Unidos', a fase psicodélica, as turnês mun-
diais, a separação, até chegar aos trabalhos solo realizados por
cada um dos quatro integrantes", deixa escapar Tedesco.
Espaços históricos na trajetória do grupo,como o Cavern Club,
os estúdios Abbey Road e a Penny Lane Square, serão recriados
numa tenda climatizada de 2500 m2. Ítens de época, objetos pes-
soais dos beatles, projeções em 3D, encenações de momentos
vividos pelo grupo e muitas surpresas (algumas interativas) tam-
bém serão destaque na exposição, que contará com algumas apre-
sentações ao vivo, claro, do All You Need Is Love.
A exposição ficará em cartaz até 8 de novembro. Após a tem-
porada em São Paulo, a "experiência beatle" chegará a outras ca-
pitais brasileiras e também será montada no exterior.
osmanagersdaBandarodrigoeBranco
ambostambémestãoàfrentedaexposiçãoque
estrearáemspedepoisseguiráaoutraspraças
gilmarlaurindo