54
www.portalsucesso.com.brespecial
P
or
T
om
G
omes
U
m dos mais respeitados e disputados engenheiros de
som da atualidade, expert em masterização, Felipe
Tichauer nasceu em São Paulo, onde passou a infân-
cia e parte da adolescência. Durante este tempo viveu no
Campo Belo, bairro ao lado do aeroporto de Congonhas e
estudou, durante 11 anos, no Colégio Porto Seguro, no Mo-
rumbi. Desde cedo mostrou interesse pela música. Frequenta-
va estúdios para ver como nasciam as canções, como elas eram
transformadas em discos.
Aos 17 anos foi para os Estados Unidos, mais precisamente
para Orlando, na Florida, onde ingressou na Full Sail Univer-
sity. Em 1998 formou-se engenheiro de som e foi contratado
pelo canal Discovery Channel, em Miami, para fazer a enge-
nharia de som do programa
People en arts
.
Após 18 meses na TV, teve uma oportunidade de ouro: traba-
lhar como estagiário nos estúdios de um dos mais importantes
produtores discográficos do mundo: Rudy Perez. Em apenas um
mês, tornou-se assistente de gravação e após três meses já era o
engenheiro de vozes do estúdio. Um de seus primeiros trabalhos
foi desafiador: gravar Christina Aguilera em espanhol.Era 2000.
Ela estava no auge com o sucesso do álbum
Genie in a botlle
. Em
Brasileiro
FESTEJADO
Radicadoemmiami, eNGeNHeiRodeSomPaULiSTaNo
FELIPETICHAUER
JÁ
TRaBaLHoUPaRaNomeScomoRodSTeWaRT, RicKYmaRTiNemaRiaBeTHaNia
meio a uma exaustiva tour de shows pelos Estados Unidos,
Christina reservava todo tempo que tinha, entre as apresenta-
ções musicais, para realizar seu projeto: o álbum
Mi reflejo
. Foi
um período de um ano e meio que acabou resultando no primei-
ro Latin GRAMMY de Felipe.
Após três anos atuando como engenheiro de som ao lado de
Rudy Perez, Felipe passou a trabalhar como free lancer, gravan-
do, mixando mais de 70 discos. Entre alguns dos artistas com
os quais trabalhou neste período estão Julio Iglesias, Michael
Bolton, Westlife, Jacy Velasquez e Luis Fonsi.
Em 2003 mudou-se para Los Angeles para trabalhar ao lado
de Michael Beinhorn, produtor de artistas como Red Hot Chi-
li Pepers, Herbie Hancock e Soundgarden. Fluente em inglês,
alemão, português e espanhol, um ano depois voltou a Miami e
abriu seu próprio estúdio, o Red Traxx Mastering. Já respeita-
díssimo em sua área, a masterização, tornou-se um dos mais
procurados profissionais por artistas americanos, europeus, lati-
nos e brasileiros como Rod Stewart, Timbaland, Mew, Ricky
Martin, J Balvin, Don Omar, Daddy Yankee, Aline Barros, Ri-
cardo Arjona, Paulina Rubio,Wisin & Yandel,Maria Bethania,
Marcelo Camelo, Mallu Magalhães, Banda do Mar, Olga
Tañon, Alexandre Pires, Antonio Adolfo,
Arnaldo Antunes etc.
A masterização feita por ele no disco de
Elza Soares em 2015 trouxe uma moderni-
dade sofisticada à artista. Foi uma volta
triunfal da cantora e fez repercutir em toda
a mídia brasileira o talento da grande artis-
ta que estava um pouco afastada das ativi-
dades musicais. Outra masterização que se
destacou em 2015 foi a realizada em
Mellow
yellow
, gravada por Michel Teló e produzi-
da por Cesar Lemos para o filme de anima-
ção dos Minions. A marca da qualidade de
Felipe Tichauer evidencia-se também no
mais recente álbum de Céu,
Tropix
, maste-
rizado por ele. Talvez tenha sido o disco
mais elogiado até agora pela imprensa espe-
cializada, em 2016.
Nos dois últimos anos, consecutivamente,
foi finalista na categoria Melhor Engenha-
ria de Som no Latin GRAMMY – e com
produtos brasileiros: os álbuns
Sintético
, da
banda Vitrola Sintética e
Rio, choro e jazz
, de
Antonio Adolfo
Sua colaboração como engenheiro de som
em diversos projetos lhe rendeu até hoje 26
indicações ao Latin GRAMMY e ao
GRAMMY Americano.
TICHAUEREMSEUESTÚDIO
26 INDICAÇÕESAOGRAMMYE
LATINGRAMMY (AOFUNDO, O
GRAMOFONERECEBIDOPOR
DISCODECHRISTINAAGUILERA)
WiLSoNaRaUJo